Procure no Bolero Neto

segunda-feira, 1 de abril de 2013




RIXA TERMINA COM UM MORTO E OUTRO BALEADO
Mais uma rixa que termina em homicídio. A vítima foi o EMANOEL MONTEIRO LOPES (17), que foi atingido com vários tiros de revólver e morreu no local, ou seja, em via pública na Rua Marola Gato, no Jardim Marco Zero, enquanto que o colega dele CLEITON BARBOSA DOS SANTOS (15) recebeu dois tiros e encontra-se internado no H.E. Os acusados que são rivais da vítima, não foram presos. Esse crime aconteceu por volta das 10h10min da noite de sábado (30).

AUTÔNOMO COMETE SUICÍDIO EM PORTO GRANDE
Depressão teria sido a causa de mais um suicídio no Estado. A vítima desta vez foi o autônomo FRANCISCO C. AZEVEDO NETO (29), que por volta das 09h00min da manhã deste domingo (31), cometeu suicídio no sítio da família denominado “ELDORADO DA BRAVATA”, próximo a Cidade de Porto Grande.
O Francisco usou uma espingarda para praticar o extremo ato.

CAPOTAMENTO NA BR-156 MATA UM E DEIXA SETE FERIDOS
Foi por volta das 05h40min da  madrugada de sábado (30), que oito pessoas trafegavam em um carro Honda Civic de placa JWW-0839, no km 95m próximo a Cidade de Porto Grande, quando o motorista saiu da pista e o carro capotou várias vezes. Todos tinham saído de um balneário com destino a Porto Grande. Em consequência, morreu no local o JEANDERSON PAULO DA SILVA DOS ANJOS (23). Os outros sete foram internados no Hospital de Porto Grande e H.E de Macapá. São eles: o motorista ANTONIO PEDRO DE OLIVEIRA SILVA (33), JOSÉ ARAILSON MONTEIRO NASCIMENTO, ALESSANDRO COSTA SOUZA, MAICON FERREIRA DA CONCEIÇÃO (28), MAURÍCIO ALMEIDA DE ALMEIDA (19), VALÉRIO CAMPOS RIBEIRO (21) e ANÍSIA DOS SANTOS CAMPOS (38). No interior do carro foram encontradas várias latinhas de cervejas vazias.

SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA FALA SOBRE TENTATIVA DE FUGA NO IAPEN
Na manhã deste sábado, o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Marcos Roberto Marques, acompanhado da diretora em exercício do Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN), delegada Joseane Carvalho, concedeu entrevista coletiva para falar sobre a tentativa de fuga, ocorrida no complexo penitenciário, na última quinta-feira, 28.
Ele deu detalhes da ação, supostamente facilitada por um agente penitenciário, servidor da Segurança Pública há dez anos.
Segundo narrou o secretário, a tentativa de fuga ocorreu por volta das 12h30, quando os reeducandos Wagner João Oliveira Melônio e Elisaldo Mota Leite, que se encontravam presos no IAPEN, ensaiaram fugir da Penitenciária disfarçados com roupas de uso exclusivo de agentes penitenciários. O modus operandi se deu da seguinte forma: a dupla obteve duas camisas e bonés pretos com insígnia oficial e o nome de agente penitenciário, e tentou escapar da prisão, saindo pela porta da frente do IAPEN.
Contudo, no momento da empreitada, havia três servidores de prontidão na portaria do instituto. Eles perceberam que os dois não eram servidores do IAPEN, realizaram a abordagem dos mesmos e, já apoiados por outros funcionários de plantão, fizeram a revista pessoal nos internos. Eles detectaram que os presos portavam dois aparelhos celulares.
A Coordenação de Segurança e Equipe de Inteligência do IAPEN apresentou os reeducandos à diretora em exercício do instituto, delegada Joseane Carvalho, para providências legais. Após análise das ligações, mensagens e gravações contidas em um dos aparelhos celulares que estavam sob a posse do interno Wagner Melônio, foram identificadas gravações de conversas telefônicas ocorridas minutos antes da tentativa de fuga frustrada. Nessa ocasião, foi reconhecida a voz do agente penitenciário Clenan Renalt Maciel Pereira, acertando detalhes sobre a forma como a fuga deveria ocorrer.
O agente penitenciário em questão era, até aquela ocasião, coordenador da penitenciária masculina. Ele encontrava-se no prédio na hora da fuga e, diante da materialidade do crime praticado, foi apresentado em flagrante delito no CIOSP/Pacoval, onde foi autuado pelo delegado de Polícia Civil, Gabriel Poiava Martins, que, segundo informações, indiciou o referido agente penitenciário pelos crimes de facilitação de fuga e corrupção passiva, cujas previstas variam um a quatro anos e de dois a doze anos de reclusão, respectivamente.
“Mesmo se tratando de agente penitenciário, que exercia cargo de confiança dentro do instituto, a conduta do servidor é totalmente contrária à orientação da administração penitenciária, tendo sido fato isolado, posto que a grande maioria dos servidores penitenciários realizam corretamente seu trabalho”, destacou a delegada Joseane Carvalho.
O secretário Marcos Roberto lembrou que no último ano, o IAPEN registrou redução em 82% nos índices de fugas, “graças aos investimentos realizados pelo Governo do Estado do Amapá, especialmente, com a contratação de quase 240 novos servidores, que reforçaram, sobremaneira, a segurança do sistema prisional estadual. Além da compra de armamentos, veículos, entre outros, dando mais tranquilidade à sociedade amapaense”, avaliou.

Denise Muniz / SEJUSP
Os citados reeducando contarão com o auxílio do agente penitenciário CLENAN RENAULT MACIEL PEREIRA, Coordenador da Penitenciária Masculina, até o dia do fato.



Nenhum comentário: